No dia 17/07/2023 a Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que deu início a 9° edição da pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida dos usuários dos Serviços de Telecomunicações.
De acordo com a agência mais de 72 mil consumidores serão entrevistado, por telefone para avaliar sua satisfação geral com a prestação do serviço, bem como a qualidade de atendimento, das informações, do funcionamento, cobrança ou recarga. As entrevistas serão realizadas por telefones e as perguntas serão somente relacionadas a pesquisa, não será feita nenhuma pergunta relacionada a seus dados pessoais.
Nesta edição, serão ouvidos consumidores dos serviço de telefonia fixa, telefonia celular, banda larga, fixa e TV por assinatura que sejam clientes das prestadoras espalhadas pelo Brasil, no estado do Mato Grosso temos a GB Online (Giga Byte) que está participando pelo segundo ano.
O objetivo principal da pesquisa é coletar informações sobre o desempenho dos serviços para a sociedade, saber a satisfação e percepção dos consumidores é importante para as atividades da Anatel em fiscalizar regularmente e na execução das metas estratégicas da Agência.
Os resultados serão divulgados no primeiro trimestre de 2024 e têm o objetivo principal de prestar informações sobre o desempenho dos serviços para a sociedade. Além disso, a Pesquisa compõe o Selo de Qualidade da Anatel, a ser atribuído anualmente às prestadoras, conforme estabelecido pelo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL).